
Os Equipamentos
O QUE SÃO ESTES FIOS E TUBOS CONECTADOS AO MEU BEBÊ?
Os monitores fornecem aos médicos e enfermeiros importantes informações continuamente. Tanto quanto possível estes monitores são indolores (conectados do lado de fora da pele). Seu bebê irá ter alguns, porém provavelmente não todos dos seguintes:
Monitor cardiorrespiratório
Este é algumas vezes chamado de monitor cardíaco. Estes adesivos com fios conectados a eles são colocados no tórax, abdome, braços ou pernas. Os fios vão até os aparelhos que mostram a frequência cardíaca, frequência respiratória e problemas respiratórios.
Oxímetro de pulso
O oxímetro de pulso continuamente mede o oxigênio do sangue do bebê. Existe uma luz que é conectada na palma da mão, pé, dedo ou punho do bebê por uma peça elástica/adesiva. Um fio vai até a máquina que mostrará a quantidade de oxigênio carregado pelas hemácias no sangue do bebê. Este pode ser uma parte do monitor cardiorrespiratório ou um monitor separado.
Monitor de pressão sanguínea
A pressão sanguínea pode ser mensurada periodicamente por um pequeno cuff colocado ao redor do braço ou perna do bebê, ou pode ser medida continuamente se o bebê tiver um cateter dentro de uma de suas artérias.
Sensor de temperatura
Será colocado na pele do bebê e coberto com uma fita adesiva e irá medir a temperatura do bebê. Esta informação é utilizada para ajudar a controlar a quantidade de calor da incubadora.
IV (Infusão intravenosa)
Isto é uma agulha ou pequeno tubo que é colocado dentro de um das veias do bebê. É usada para fazer líquidos , medicações e nutrientes para o bebê. Locais comuns para veias são mãos, pés, braços e pernas. Na medida do possível evitamos o couro cabeludo, para que não seja necessário cortar o cabelo do bebê. Mas se for necessário, é melhor usá-lo do que submeter o bebê a repetidas punções que são dolorosas.
Cateter arterial ou venoso umbilical
Este é um tubo fino colocado dentro da artéria ou veia umbilical do bebê. Além de administrar líquidos, medicações e nutrientes, sangue pode ser colhido sem dor, para exames laboratoriais.
CPAP
È uma pronguinha colocada no nariz para que o oxigênio ou ar seja liberado sobre uma pequena quantidade de pressão. Fornecimento de oxigênio sob pressão ajuda a manter os alvéolos nos pulmões abertos.
Tubo endotraqueal
Este é um tubo que vai da boca ou nariz até a traquéia do bebê. Ele é fixado com fitas adesivas e acoplado ao respirador. Isto permite a máquina liberar ar diretamente nos pulmões do bebê. Por ele também podemos administrar uma medicação que ajuda o amadurecimento do pulmão que chamamos de surfactante.
Respirador ou ventilador
Isto é uma máquina que ajuda seu bebê a respirar. Alguns respiradores ajustam os seus ciclos com as próprias respirações do bebê (ventilação sincronizada) ou fornecem respirações como o bebê deveria estar fazendo. Outros, chamados de ventiladores de alta freqüência, mantém os pulmões abertos com pressão constante e então dão centenas de entradas de ar ou oxigênio a cada minuto.
Bombas de infusão
São bombas que ajudam na infusão de líquidos para a veia do bebê. Elas são necessárias principalmente quando usamos volumes muito pequenos. Flashes de máquinas fotográficas podem acelerar as bombas. Avise alguém da equipe quando for utilizá-los. O funcionamento das bombas também pode ser alterado com o uso de telefones celulares e laptops ou palmtops. Evite usá-los perto dos bebês.
Incubadora e berço de calor radiante
O bebê em geral necessita de algum tipo de aquecimento. O mais usado é a incubadora. A temperatura dentro dela é escolhida de acordo com a idade gestacional, peso do bebê e idade em dias de vida. O berço de calor radiante é usado quando o bebe é admitido na UTI, e quando necessita de algum tipo de manuseio que não pode ser feito na incubadora.
Fototerapia
São aparelhos que emitem luz com alta intensidade e são usados para o tratamento de icterícia. Os olhos dos bebês ficarão cobertos com máscaras escuras enquanto o seu uso for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário