O Ambiente Físico
No ambiente físico da UTI NEONATAL existem muitos equipamentos sendo usados e muitas pessoas ao redor do bebê. Em geral o bebe prematuro necessita de aquecimento e estará em um berço de calor radiante ou em uma incubadora. O ambiente costuma ter muito barulho e muita luz. Em alguns momentos luminosidades mais intensas são necessárias para alguns procedimentos, mas na maior parte do tempo reduções na luminosidade poderão ser feitas. O barulho se deve a monitores, motores de incubadoras e falas de pessoas. Estes ambientes com muita luz e com muito barulho podem ser desconfortáveis para o bebe. Além disto alguns tratamentos podem estressar ou causar dor a ele (aspiração de secreções, colher sangue para exames, puncionar veias, fazer radiografias e ultrassom etc). Estes tratamentos podem significar que os bebês estão sendo incomodados muitas vezes ao dia, interrompendo seu sono. Para os bebês muito pequenos, apenas o manuseio nos cuidados do dia-a-dia (trocar a fralda, alimentar...) pode incomodar.
O ambiente físico pode ser modificado da seguinte maneira para que se torne mais adequado ao conforto do bebê:
Reduzindo a quantidade de som
Reduzindo a quantidade de luz
Dando maior atenção no posicionamento do bebê
Fazendo tratamentos menos estressantes
Reduzindo o número de vezes em que o bebê é incomodado
SOM: POR QUE O SOM RUIDOSO É UM PROBLEMA?
O som ruidoso é um problema porque:
1. ele pode lesar o ouvido do bebê e causar perda da audição
2. o bebê se sente estressado
O som do motor da incubadora é a um nível (55-60 decibéis) confortável para os adultos. Se o bebê tem algum equipamento respiratório ( ventilação mecânica, CPAP ) ele faz ainda mais barulho. Outros sons têm níveis mais altos que tornam os adultos incomodados (75-85 decibéis).
Sons agudos ou graves podem chegar a 100-200 decibéis, lesando as células do ouvido. Sons graves ou agudos podem causar alterações fisiológicas (alta frequência cardíaca, respiração acelerada, apnéia, queda no nível de oxigênio). Eles também podem acordar o bebê e perturbar seu sono.
COMO O NÍVEL DE SOM PODE SER REDUZIDO?
O nível de som pode ser reduzido falando mais baixo, fechando as portas e portinholas da incubadora calmamente, não apoiando objetos em cima da incubadora, diminuindo os alarmes dos monitores/toque dos telefones e desligando o rádio.
ALGUNS SONS SÃO ÚTEIS?
O som que parece atrair o prematuro é o som da voz humana, especialmente a da mãe. Fazer uma fita gravada com sua voz ou ler uma história para seu bebê pode ser uma maneira de acalmá-lo. Tenha em mente, entretanto que, algumas vezes qualquer som extra pode perturbar os prematuros. É importante olhar para seu bebê enquanto ele ouve a fita para ter certeza de que ele/ela está gostando do som naquele momento.
LUZ: POR QUE A LUZ É UM PROBLEMA?
A luz é um problema porque:
1. O brilho da luz pode causar lesão nos olhos
2. Luz constante pode perturbar os ritmos do corpo
Estudos feitos com animais mostram que luz brilhante pode lesar as células dos olhos. Prematuros são de maior risco para desenvolvimento de Retinopatia da prematuridade, uma alteração nos olhos que pode levar a perda de visão. Embora ainda não esteja provado, a luz nos olhos pode aumentar o seu risco.
Níveis constantes de luz podem lentificar o desenvolvimento normal do ciclo sono-vigília. Prematuros que estão em UTIs que diminuem a luminosidade à noite avançam mais rapidamente no seu ciclo de sono-vigília. Isto significa que eles começam a gastar mais tempo durante cada período do sono no sono profundo, e menos tempo no sono leve.
COMO PODE SER REDUZIDA A QUANTIDADE DE LUZ QUE ATINGE MEU BEBÊ?
Incubadoras podem ser cobertas para bloquear a luz que estaria atingindo seu bebê. Colocar um lençol em cima da incubadora é a maneira mais fácil de fazer isso. Podem ser cobertas também, as laterais da incubadora. Com os atuais monitores de frequência cardíaca, respiratória e oxigenação disponíveis, o médico sabe como está o seu bebê mesmo com a incubadora coberta.
Quando as luzes são diminuídas, procedimentos que necessitem de luz extra podem ser feitos com uma luz adicional ao lado do leito do seu bebê (uma lâmpada ou spot). O médico tentará ser o mais rápido que puder quando uma luz desta precisar ser usada.
Se uma fototerapia está sendo usada, uma máscara especial irá ser colocada para cobrir os olhos do seu bebê.
Em muitas UTIs NEONATAIS, um "tempo de silêncio" é garantido durante o dia, quando luzes são diminuídas por algumas horas e seu bebê não é perturbado, a menos que algum procedimento seja realmente necessário.
Em algumas UTIs, as luzes são diminuídas à noite. Isto ajuda a começar um padrão de sono dia/noite e alterações hormonais e de temperatura. A luz reduzida à noite também fornece uma proteção extra da alta luminosidade necessária para as atividades durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário