* * * *- MEU PREMATURO - * * * * O CUIDADO MAIS IMPORTANTE QUE SE DEVE TER COM UM PREMATURO É O AMOR!!! * * * *- MEU PREMATURO - * * * * O CUIDADO MAIS IMPORTANTE QUE SE DEVE TER COM UM PREMATURO É O AMOR!!!* * * *- MEU PREMATURO - * * * * O CUIDADO MAIS IMPORTANTE QUE SE DEVE TER COM UM PREMATURO É O AMOR!!!* * * *- MEU PREMATURO - * * * * O CUIDADO MAIS IMPORTANTE QUE SE DEVE TER COM UM PREMATURO É O AMOR!!!* * * *- MEU PREMATURO - * * * *

sábado, 22 de novembro de 2008

Seu bebê é muito especial


Começa agora para vocês um processo novo e desconhecido. O seu bebê precisa de cuidados especiais e, por isso, foi colocado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

É natural que momentos como esse provoquem ansiedade, medo e insegurança. Assim, procuramos reunir neste folheto informações básicas sobre o atendimento que o seu filho está recebendo. Nele, vocês também encontrarão explicações úteis sobre os recursos materiais e humanos que vão permitir uma observação rigorosa e uma assistência altamente especializada para o bebê.

Isso também significa que o seu bebê assim que receber alta será um pouco diferente dos demais nascido no termo, pois não poderá receber visitas, deverá conviver apenas com os pais de preferência, não poderá ficar ambientes que podem acumular poeira, não poderá ir a ambientes públicos, deve evitar mamar no trânsito entre outros muitos cuidados. Começa aí um grande desafio, principalmente para algumas pessoas que não compreenderão tais cuidados, julgando tais atitudes como cuidado excessivo, mas só uma mãe cuidadosa que viveu a turbulência de uma internação com seu filho prematuro saberá reconhecer a necessidade de guardar tais cuidados.

Preparando para a alta

O momento tão esperado da alta está se aproximando. A alegria de, finalmente, poder levar seu filho para casa e viver intensamente todos os seus momentos é única. Algumas coisas fundamentais seu filho deve ser capaz de fazer para poder ir para casa. Isso pode variar um pouco dependendo de cada UTI, mas de uma maneira geral ele deverá:

Ter um peso em torno de 2000 a 2200g idade gestacional maior que 34 semanas

Conseguir sugar toda a dieta

Não estar dependente de oxigênio

Estar respirando sem dificuldade

Estar há uma semana sem apnéias

Mas é comum que, em meio a toda esta felicidade, algumas dúvidas e ansiedades apareçam. É fundamental que vocês as esclareçam e estejam totalmente seguros para ir para casa e cuidar de seu bebê. Saibam que vocês são as pessoas que melhor podem compreendê-lo e atender às suas necessidades. Por isso, tirem todas as suas dúvidas com a nossa equipe médica e de enfermagem. Estaremos prontos para melhor responder às suas perguntas, auxiliá-los nos cuidados de higiene (troca de fraldas, banho, limpeza do coto umbilical ...), posicionamento, amamentação e etc. Algumas destas respostas podem estar aqui. Outras, é melhor que vocês entrem em contato com a nossa equipe ou com o pediatra do seu filho.

Perguntas depois da alta

QUANDO DEVO LEVAR MEU BEBÊ AO PEDIATRA?
Você deve ver o médico de seu bebê dentro de 2 semanas após a alta.

PARA QUEM EU POSSO PERGUNTAR SE EU TENHO UMA DÚVIDA DEPOIS QUE MEU BEBÊ RECEBEU ALTA?
O médico de seu bebê irá querer atendê-lo se você tiver qualquer dúvida.
Você também pode contactar a UTI NEONATAL onde seu bebê ficou as últimas semanas ou meses.

Sair de Casa e Visitas

QUANDO EU POSSO SAIR DE CASA COM MEU BEBÊ?
Evite sair de casa para ambientes fechados nos primeiros 3 meses após a alta da UTI neonatal. Quando você sair com ele, deve evitar ambientes muito cheios de pessoas onde pode haver resfriados ou outras doenças. Alguns destes lugares podem ser:
Igrejas
Escolas/creches de crianças mais velhas
Aniversário de crianças
Passeios em ambientes abertos como praias, calçadas e jardins podem ser feitos, mas prefira os horários pela manhã e evite períodos longos.

EU DEVO PERMITIR VISITAS NA MINHA CASA?
Quando seu bebê for para casa, muitos pessoas vão querer visitá-lo. Algumas coisas você deve ter em mente:
Não permita que pessoas com resfriados ou gripes visitem o seu bebê

Seu bebê prematuro irá ser mais sensível a estímulos. Por isso muitas visitas significa muito barulho. E isso deve ser evitado

Você pode limitar o número de pessoas que visitem de uma vez e limitar a duração da visita

Não deixe as pessoas beberem líquidos quentes ou fumar segurando o bebê ao mesmo tempo

COMO EU POSSO LIDAR COM A REAÇÃO DAS PESSOAS POR MEU BEBÊ SER PREMATURO?
Pessoas podem responder com surpresa ou preocupação sobre o tamanho do seu bebê. Elas podem sentir medo de segurar o bebê por receio de "quebrá-lo". Isto é uma reação comum e elas irão precisar de sua segurança de que isto não é perigoso para o bebê.

Temperatura do ambiente e como vestir o Bebê

COMO DEVO MANTER A TEMPERATURA DA MINHA CASA?
Uma baixa a média temperatura é quente o suficiente se o bebê estiver vestido adequadamente.

COMO EU DEVO VESTIR MEU BEBÊ?
Você deve vestir o seu bebê como você está vestida para o tipo de dia e uma quantidade parecida de atividade (geralmente dormindo ou quieta). A melhor maneira de saber se seu bebê está vestido adequadamente é olhando e tocando sua pele.
Se as mãos de seu bebê estiverem frias, azul ou pálidas, você deverá colocar meias, luvas ou mais um cobertor/peça de roupa.
Se seu bebê parece inquieto e sua pele está vermelha, tire uma peça de roupa ou um cobertor.
Quando seu bebê estiver dormindo, acrescente um cobertor.

Se essas coisas não fizeram difererença e seu bebê continua desconfortável, verifique sua temperatura; seu bebê pode estar doente.

O sono

COMO SABER SE MEU BEBÊ ESTÁ DORMINDO O TEMPO CERTO?
Os bebês prematuros podem parecer dormir por um longo período inicialmente. Eles devem acordar com uma certa regularidade para mamar. Na época da alta, seu bebê já terá desenvolvido uma rotina de sono.

Seu bebê troca o dia pela noite? É melhor minimizar o estímulo durante o momento de amamentação da noite. Algumas formas de você fazer isto são:
Usar a luz noturna somente quando for amamentar o bebê
Trocar o bebê antes dele mamar
Falar muito pouco e muito suavemente no momento em que estiver amamentando

A adaptação ao ambiente da casa depois do ambiente ruidoso da UTI NEONATAL pode ser difícil para alguns bebês. Algumas sugestões para ajudar seu bebê a fazer esta transição mais facilmente são:
Mantenha luzes reduzidas
Coloque uma música suave para tocar

Banhos

QUAL A FREQUÊNCIA COM QUE DEVO DAR BANHO NO MEU BEBÊ?
O banho deverá ser dado, pelo menos 1 vez por dia e de preferência na parte da manhã.

EU DEVO LAVAR O ROSTO DO MEU BEBÊ?
O rosto do seu bebê deve ser lavado todos os dias com uma água morninha. Tenha atenção com as pregas sobre suas bochechas onde o leite pode ficar coletado. A maioria dos bebês não gostam de ter seus rostos lavados e irão "reclamar". O melhor é lavar um lado da face de cada vez para não cobrir todo o rosto de uma só vez.

COMO LIMPAR O NARIZ DO MEU BEBÊ?
Limpar as narinas com um pano suave irá geralmente ajudar a remover o excesso de secreção. Se você tem uma seringa de aspiração (perinha) certifique-se de que você empurrou o ar de dentro dela antes de inserir sua extremidade dentro da narina do bebê. Assim você não colocará nenhum ar dentro de sua narina.

COISAS PARA LEMBRAR QUANDO FOR DAR BANHO NO BEBÊ:

Certifique-se da temperatura da água

Nunca deixe seu bebê sozinho para pedir algum objeto ou atender o telefone ou a porta

Lave as pregas do pescoço

Observe alguma alteração na pele do bebê

Óleos, loções e talcos não são recomendados para usar no bebê

Lembre-se de lavar a face e as mãos de seu bebê diariamente

Boa sorte!

Escrito e postado por Katyucha Ramos Calassa

Nenhum comentário: